Blog Manager Empregos


Como fazer uma boa entrevista de emprego

Entrevistas de Empregos

Finalmente chegou a hora. Depois de preencher seu currículo, encontrar uma vaga adequada e enviá-lo a mesma, você poderá, pela primeira vez, ficar frente a frente com a empresa. A partir de agora tudo que você fizer influenciará diretamente em seu futuro profissional. Gestos, roupas, atitudes e até seu perfume podem ser determinantes para que você conseguir ou não a vaga.

Por isso, antes de sair para entrevista, colete o máximo possível de informações referente a empresa contratante pois saber detalhes sobre a empresa contratante demonstra ao recrutador que você possui mesmo interesse na vaga.

Chegue no local com uma antecedência mínima de 10 minutos. Chegar muito cedo pode demonstrar insegurança, chegar atraso, além de ser inconveniente, pode passar a impressão de que atrasar-se é algo habitual para você.

Cuide de sua aparência e escolha o que vestir com cautela. Para mulheres, roupas clássicas são as melhores opções. Evite transparências, decotes e saias curtas demais. Já para os homens, combine as cores das meias com a de seus sapatos e/ou calça. Jamais as combine com a cor da camisa.

Evite perfumes fortes. Prefira fragrâncias agradáveis e suaves. Lembre-se que por mais maravilhoso que seja seu perfume, seu entrevistador pode ser alérgico.

Esteja preparado para responder perguntas do tipo: “Por que deixou o último emprego? Você gostava do seu último emprego? Por que deseja trabalhar em nossa empresa? Por que mudou tanto de emprego? Quais eram suas responsabilidades? No seu ponto de vista, quais são os seus aspectos positivos e negativos? “

Nesses casos, a melhor arma é ser sincero. Fuja do óbvio. Os recrutadores estão cansados de pessoas “perfeccionistas” e são hábeis a detectar o que você realmente é. Sempre que possível, saliente suas qualidades de acordo com o que a vaga exige (por isso é importante que você pesquise mais sobre a empresa e sobre vaga com antecedência!).

Ouça com atenção tudo que lhe é colocado. Tão importante quanto falar é saber ouvir. Olhe sempre nos olhos de seu interlocutor. Isso demonstrará que você está interessado e seguro.

No fim das contas, espontaneidade e segurança são palavras de ordem para o sucesso. Fique tranquilo. O recrutador é seu aliado, não seu inimigo.

Ao final da entrevista, se o entrevistador não deixar claro se haverá retorno ou quando isso será feito, pergunte. Antes de sair, despeça-se e agradeça a oportunidade. Mesmo que você não seja selecionado para esta vaga, é importante deixar uma boa impressão para ocasiões futuras.

Agora que você já sabe como se portar em uma entrevista, cadastre seu currículo no site www.manager.com.br e encontre vagas que se encaixem em seu perfil!

por: Thiago Dantas.

3 comments:

  1. Lucas Mateus:

    Parabéns pelo Post.

  2. thiago:

    Obrigado, Lucas!

  3. Rosemary:

    espero que dê certo essas dicas, muito obrigada!

Comente: