Como destacar seu currículo

Destaque-se no mercado de trabalho

O modelo padrão de preenchimento de currículo é, sem dúvida, a forma mais interessante e útil de dar o primeiro passo em busca de recolocação. Por outro lado, os recrutadores recebem dezenas e, em alguns casos, até centenas de currículos para uma única vaga.

Em meio a esse cenário, emerge uma dúvida muito comum: é possível se destacar caprichando no currículo?

Sim, é possível. Currículo bom é currículo simples. O mercado atualmente exige e espera isso dos candidatos. Entretanto, fugir um pouco do padrão pode ser um diferencial positivo que aumentará suas chances de conseguir um novo emprego.

Listamos abaixo algumas dicas:

Montagem & Conteúdo
A montagem do currículo é tão importante quanto o conteúdo do mesmo. Um documento bem diagramado agrega valor ao profissional e evidencia ainda mais seus pontos positivos.

Lembre-se que na hora de formatar seu currículo o ideal é construí-lo na forma de tópicos e blocos de texto, privilegiando os itens mais importantes. Por exemplo: se sua formação acadêmica se sobressai à sua experiência, preencha esse item logo abaixo do “Resumo Profissional”, antes do campo de “Experiência”. No caso de possuir um currículo online no site da Manager, o ideal é que você saliente esse tipo de informação também em seu mini-currículo.

Estética
Simetria é palavra de ordem. Use e abuse de espaços em branco para diagramar seu currículo, mantendo sempre o equilíbrio entre os tópicos.

Uma boa margem deixa seu currículo mais vistoso e torna a leitura mais agradável.


Fontes

Uma fonte elegante propicia uma melhor leitura das informações. Por padrão, os editores de texto usam a famosa Times New Roman. Não há nada de errado com ela, no entanto, se você quer se diferenciar há opções mais interessantes. Arial, Georgia, Verdana e Helvética são modelos  sóbrios e com boa legibilidade.

Lembre-se ainda que seu avaliador pode não enxergar tão bem; por isso evite reduzir o tamanho abaixo dos 10 pontos.

O Papel
Pouca gente se atenta a esse “detalhe”, mas escolher o tipo de papel que apresentará seu currículo é muito importante. Evite usar papéis finos pois eles acabam sendo translúcidos e amassam com facilidade. Jamais use folhas coloridas. O ideal é que você use papel A4 de gramatura 90 branco ou em tons pastéis claros.

Qualidade de Impressão
É preferível que você faça cópias com uma impressora laser ou de sublimação de cera. Currículos “xerocados” quase sempre ficam mais pobres, visualmente falando.


por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta