Você é mesmo o “Candidato Ideal”?

Entrevista: Você é mesmo o candidato ideal?

A pergunta mais temida pelos candidatos que buscam um novo emprego é, sem sombra de dúvidas, a mais clássica de todas: “Por que eu deveria te contratar para essa vaga?”

Se você alguma vez já se sentiu contra a parede ao ter que responder isso, aí vão algumas dicas que poderão lhe ajudar. O ímpeto mais natural de abordar o assunto é aquele em que o candidato enumera suas qualidades para o recrutador. “Eu sou muito proativo. Sou um líder nato. Me dedico ao máximo a tudo que faço. Não chego atrasado. Lido bem sobre pressão. Sou responsável, esforçado e sei tomar decisões.” O grande problema em responder desse jeito é que, por mais que seja verdade, é impossível comprovar tudo isso. Essas características tendem muito mais a ser opiniões pessoais do que fatos concretos.

Outra forma bastante recorrente de responder é assumir uma postura defensiva: “Meus colegas eram invejosos, viviam querendo puxar meu tapete. Sem contar que meu chefe era um carrasco, ele não me dava chances de crescer.” Agir assim é absolutamente antiético e acarreta no descarte imediato. É imprescindível que no caso de que surja o assunto “experiência anterior” você demonstre respeito pela empresa e por seus companheiros de trabalho.

Tão errôneo quanto os dois exemplos citados acima é ser condescendente demais consigo mesmo.  “Nunca pude fazer o que realmente gosto. Quero crescer, recuperar todo o tempo que perdi. Esse emprego será uma chance de demonstrar todo meu potencial.” A autoindulgência não funciona. Lembre-se que os recrutadores são profissionais treinados – na maioria das vezes psicólogos – que buscam o candidato ideal para a vaga, por isso, nem pense em fazer com que sintam pena de você.

O que funciona?

A melhor argumentação para responder a supramencionada pergunta “Por que eu deveria te contratar para essa vaga?” é demonstrar por meio de exemplos práticos os desafios que você já venceu e detalhar com firmeza como você resolveu eventuais problemas em sua trajetória profissional. Mostrar que você conhece a empresa e enumerar que tipo de contribuição você pode dar a curto prazo também corroboram que você é, realmente, o candidato ideal.


A Manager Online é um dos maiores sites de emprego do país. Nele você encontra milhares de vagas de emprego e centenas de empresas cadastradas. Seja visto por quem realmente interessa; cadastre seu currículo na Manager Online e aumente sua visibilidade perante o mercado!

por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta