Currículo: evitando exageros

Você já reparou que algumas produções cinematográficas transmitem valiosas lições?

É o caso do já clássico filme da Sessão da Tarde “Viva! A Babá Morreu”, de 1991, em que vemos Sue Ellen, a personagem de Christina Applegate, ainda adolescente, procurando emprego e inventando mil mentiras sobre suas – inexistentes – experiências profissionais.

Como já dissemos aqui nesse espaço, mentir no currículo é a pior forma de chamar a atenção do recrutador; uma vez que sua imagem fica comprometida.

 

No entanto, mesmo dizendo a verdade e nada mais que a verdade, tentar despertar interesse do recrutador usando artifícios exagerados é quase tão negativo quanto inventar histórias. Embora o currículo deva funcionar como sua propaganda, manter-se fiel a realidade e as atividades desenvolvidas nos empregos anteriores é vital para que haja efetivamente a contração.

 

Outras coisas que são usadas e que devem ser sumariamente evitadas são o uso de cores, desenhos e figuras, listas enormes de atividades, fontes misturadas e até, pasme, perfume na folha.

 

É claro que há algumas exceções. Para publicitários e designers, recomenda-se que o currículo seja feito em 2 módulos: o simples – que já ensinamos como preencher aqui – e um elaborado com técnicas visuais que funciona como um teaser do portfólio do profissional. Já para profissionais da área de T.I. é importante que as linguagens dominadas estejam detalhadas visto que os conhecimentos nesse segmento são vastos demais para caber em apenas uma ou duas folhas. Mas lembre-se: mantenha-se objetivo. O currículo deve chamar a atenção pelo conteúdo.

 

Lembre-se também que por mais rebuscado que um currículo possa ser há também uma outra etapa importante: a da entrevista. Nela o recrutador tentará extrair de você tudo que não ficou claro no currículo de modo que toda farsa e incrementos podem vir à tona. Voltando ao assunto do início do texto, a valiosa lição que Christina Applegate aprendeu no final do filme foi que mentiras e exageros não valem a pena. Não arrisque seu futuro profissional e não coloque sua credibilidade em cheque.

por: Thiago Dantas.


Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a cerca de 6 mil novas vagas diariamente!

 

You may also like...

Deixe uma resposta