Currículo: Mitos e Verdades

Ao longo dos anos, várias lendas e mitos relacionados ao preenchimento de um bom currículo foram disseminados como verdade. O documento, que representa o histórico profissional do candidato, é o primeiro contato que a empresa contratante mantém com o individuo e por isso deve ser preenchido com cautela.

Listamos abaixo os principais “conselhos” que as pessoas distribuem e sinalizamos o que é adequado e o que não é. Siga nossas dicas, cadastre seu currículo na Manager Online, e aumente consideravelmente suas chances de conseguir um novo emprego.

“Currículo: quanto maior melhor.”
Mito! É irrelevante para o recrutador saber onde você cursou o primário ou detalhes sobre seus últimos 17 empregos. Um bom currículo deve ser claro e coerente com seu objetivo de profissional; por isso destaque o essencial e elimine tudo o que for superfluo.

“Junto ao currículo, é sempre bom anexar comprovantes das experiências anteriores.”
Não faz sentido enviar junto ao currículo tais comprovantes. Primeiro porque não há nenhum motivo para que o selecionador duvide da veracidade de suas informações. Depois, tais documentos, se solicitados, normalmente são pedidos em outras etapadas do processo seletivo.

“Distribuir currículos à moda antiga é mais seguro, por isso sempre os entregue em mãos.”
Está mais do que comprovado que a maior parte das empresas tem preferido receber currículos pela internet por ser mais fácil catalogar e organizar os perfis dos candidatos. Prático e seguro, o site da Manager Online oferece comodidade e segurança tanto para empresas quanto para profissionais.

“Marketing pessoal é fundamental.”
Muitas pessoas incluem em seus currículos um apanhado de adjetivos a fim de analtecer suas aptidões. Às vezes a empolgação é tanta que as qualidades chegam a parecer ilegítimas. Por essa razão, todo o cuidado é pouco na hora de expor suas características. Prefira evitar exageros, não mentir e ser cuidadoso. Na dúvida, siga essas dicas.

“O importante é ser original.”
Não tente enfeitar seu currículo com grafismos, desenhos ou qualquer outro artifício que desvie (ou atraia de maneira negativa) o foco para ele. Com exceção de designers e publicitários, que normalmente precisam mostrar criatividade, tenha em mente que um bom currículo é um currículo simples.

Agora que você já sabe o que é mito e o que não é, clique aqui e cadastre seu currículo na Manager Online!

por: Thiago Dantas.

You may also like...