Emprego, expectativa e confiança

Fiz duas entrevistas, fui chamado pela segunda, mas prefiro a primeira... E agora?

A dinâmica é simples: quanto mais currículos um candidato envia, mais chances ele tem de receber retorno. Por isso, não é incomum que alguns profissionais sejam aprovados em mais de uma vaga e tenham que fazer uma escolha.

Mas nem sempre essa escolha é fácil. Imagine que um certo candidato foi pré-selecionado para 2 empregos diferentes. A primeira empresa oferece ótimos benefícios, tem o escritório próximo à sua residência e parece ter um ótimo clima. A segunda empresa, embora não seja tão perto assim de sua residência, oferece um cargo similar e possui benefícios igualmente interessantes. Depois de participar dos processos seletivos de ambas companhias, o candidato foi informado que a primeira empresa retornaria o contato em 15 dias e que a segunda o avisaria se ele preencheu ou não os requisitos da vaga em 7 dias.

Ele é aprovado para a posição que estava aberta na segunda empresa e precisa começar já na próxima semana. O profissional, bastante confiante, declína o convite e prefere aguardar o contato da primeira empresa em que faz a entrevista.

Loucura? Certamente. Mesmo preferindo a outra posição, o profissional deveria ter aceitado o cargo sem hesitar e, posterior a isso, entrar em contato diretamente com a primeira empresa, contar sobre a oferta recebida, dizer que prefere trabalhar nela mas que não pode esperar o prazo de resposta porque recebeu uma outra proposta. Caso a empresa realmente tenha a intenção de contratá-lo, ela irá acelerar o processo seletivo e dar uma posição definitiva dentro de um ou dois dias.

Mesmo em casos em que o prazo de resposta do selecionador não seja um problema, é preciso ter em mente que o mercado de trabalho é um organismo bastante competitivo. Por essa razão, por melhor que sejam suas expectativas, é necessário ponderar e avaliar o quadro como um todo, levando em consideração não só o salário como também os benefícios indiretos que a empresa oferece.

por: Thiago Dantas.


Cadastrando seu currículo na Manager Online você tem a possibilidade de enviá-lo para milhares de vagas, acelerando suas chances de conseguir uma boa recolocação!

You may also like...