02 de Março: Dia Nacional do Turismo

Celebrado por todos os profissionais da área, comemora-se hoje o Dia Nacional do Turismo. A atividade, que é apontada por especialistas como uma das áreas mais prósperas e com grande potencial de crescimento, movimenta a economia por estar diretamente ligada a outros setores.

Um dado interessante divulgado pelo Ministério do Turismo que ilustra bem o potencial de crescimento e a contribuição que o turismo agrega a economia foi que a receita cambial gerada pelo turismo em janeiro de 2012 foi de US$ 661 milhões. Esse foi o valor mais alto que entrou no país em decorrência ao turismo nos últimos 12 anos.

Para entender a lógica e a grandiosidade da atividade, é preciso, antes de tudo, compreender o que é turismo. Segundo documento estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial de Saúde, defini-se turismo todas “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora de seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”.

Logo, quando alguém viaja, seja por motivo de férias ou trabalho, ele invariavelmente utilizará serviços de transporte, hospedagem e alimentação. Além de, possivelmente, comparecer a pontos famosos da cidade e frequentar redutos sociais e culturais como bares, baladas, parques e museus.

Cabe ao turismólogo (profissional especialista em turismo), guiar todo o processo, tendo tato e discernimento de elaborar o melhor plano de viagem e também de todas as etapas co-relatadas a ela.

Por todos esses motivos, nós, da Manager Online, comemoramos juntos aos profissionais da área essa data que representa tanto a nosso país.

por: Thiago Dantas.


Veja aqui vagas de empregos na área de Turismo.

You may also like...