Blog Manager Empregos


Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura: qual a diferença?

Tão importante quanto escolher qual carreira seguir é decidir qual tipo de graduação fazer.

Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura não são apenas títulos: são cursos distintos que oferecem uma gama de possibilidades diferentes. Se você não sabe ao certo qual caminho tomar, a gente explica as vantagens e características de cada um.

Bacharelado

Para exercer determinada profissão de nível superior ou alguma atividade que exija diploma, como por exemplo a de advogar ou praticar medicina, é necessário ser bacharel em uma área específica.

Alguns cursos de bacharelado, por possuírem a mesma base teórica, oferecem diferentes habilitações e prepara profissionais para trabalhar em áreas distintas, como por exemplo o curso de Comunicação Social que habilita pessoas em Jornalismo, Marketing, Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.

Com uma duração que varia de quatro a seis anos, dependendo da área de interesse, os cursos de bacharelado desenvolvem conceitos teóricos e práticos. Uma vez graduado é possível fazer cursar uma pós-graduação nos moldes de Lato Senso – mestrado -(quando se usa teorias existentes em problemas novos) ou Stricto Sensu – doutorado – (quando se cria uma nova teoria para resolver um problema).

Licenciatura

Se a sua intenção for lecionar, você precisará de uma licenciatura. O objetivo desse tipo de curso é preparar o estudante para a docência de modo que ele não só tenha domínio do conteúdo como conheça as principais técnicas e meios de transmiti-lo.

Para atuar com Educação Infantil e também nos primeiros anos do Ensino Fundamental é necessário graduar-se em qualquer curso que ofereça a opção de licenciatura. Já para dar aulas para os anos finais do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio é preciso que o graduando se forme em uma área específica do conhecimento, como por exemplo Matemática, Geografia, Letras e Física.

Em alguns casos, como no curso de Educação Física e Biologia, algumas universidades oferecem a opção de que o aluno consiga seu diploma como bacharel como sua licenciatura.

Tecnólogo

As principais diferenças de um curso tecnólogo para uma graduação tradicional são sua duração mais compacta, que varia de dois a três anos, e o seu foco que é menos teórico e mais prático.

Os cursos tecnólogos são ideias para quem já está empregado e precisa de um diploma para crescer na carreira ou para quem tem interesse em áreas específicas de atuação. Assim como acontece com os bacharéis, uma vez formado, o profissional tecnólogo pode dar continuidade a seus estudados cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.

 por: Thiago Dantas.


Independentemente de você já ser formado ou não, a Manager Online tem o emprego perfeito para você. Clique aqui e faça uma busca de vagas!

Comente: