Sobre a ansiedade que se sente em processos seletivos e cartas de agradecimento

Sobre a ansiedade que se sente em processos seletivos e cartas de agradecimento de empregos

“Meu currículo é bom. A entrevista correu bem. Eles vão me ligar, eu sei que vão!”|

De todas as etapas que passamos quando buscamos um novo emprego, esperar pela resposta do contratante após ter feito uma entrevista é, talvez, a mais terrível delas. Não é incomum que o candidato crie expectativas altas – afinal, há muito em jogo – ou que ele sofra crises de ansiedade e estresse.

Nessas horas, é muito importante lembrar de seu valor e agir racionalmente. Uma maneira interessante de controlar a ansiedade (e conseguir mais informações a respeito dos resultados) é falar com o recrutador sobre isso. Não, você não deve cobrar uma resposta e nem se expor. O que você pode fazer é escrever um e-mail de agradecimento por ter participado do processo seletivo e salientar que aguarda resposta.

Quando escrever, lembre-se sempre de manter o tom cordial, ser claro e bem educado. Comece agradecendo a empresa pela chance, se mostre otimista e confiante (demonstre isso reafirmando um ou dois pontos que o qualifique para o trabalho) e, por fim, diga que aguarda a resposta e agradeça mais uma vez quando chegar ao final do texto. O ideal nesse caso é que a carta de agradecimento tenha no máximo cinco linhas. Evite usar um vocabulário rebuscado ou parecer genérico. Personalize sua mensagem o máximo possível (sabe o nome do responsável pelo processo seletivo? Trate diretamente com ele. Mencione o nome da vaga a que se candidata e também escreva quando participou do processo).

No caso de você já ter sido aprovado, você pode agradecer pessoalmente ou então mandar uma mensagem respeitando as mesmas regras e preceitos de quando não se sabe se será contratado ou não. Mencione em seu e-mail que você agradece a confiança depositada pela empresa e que fará o seu melhor nessa nova etapa de sua vida.

Se por ventura você não for selecionado, também é importante agradecer. Nesse caso, você pode escrever que agradece a oportunidade e que ficará muito contente caso sejam dadas novas chances em futuros processos seletivos. Isso fará com que você se mostre preocupado com a companhia e também deixará portas abertas para futuras ocasiões.

por: Thiago Dantas.


A maneira mais fácil, cômoda e eficiente de arrumar um novo emprego é disponibilizar seu currículo na internet. Acesse o site da Manager Online e cadastre-se!

You may also like...