Você tem uma boa autoestima?

Em linhas simples, pode-se dizer que a autoestima se refere a como nos vemos e nos sentimos e ao quanto estamos dispostos a aceitar e gostar de nossos pontos negativos e positivos, sejam eles características físicas ou psicológicas.

Indivíduos com autoestima elevada, na maioria das vezes, possuem consciência de suas competências, são confiantes e respeitam a si mesmos. Como reflexo do bom julgamento interno, eles acabam lidando melhor com situações adversas e com o mundo ao seu redor.

Pessoas com uma baixo autoestima se sentem inferiores e incapazes de lidar com problemas, uma vez que acham que não serão capazes de resolvê-los. Essa postura em relação a vida – tanto pessoal quanto profissional – acaba criando uma pré-disposição ao fracasso e/ou ao comodismo. Sentindo-se acuados, eles acabam sequer tentando e não enxergam suas próprias qualidades. O que nem todo mundo sabe é que o ser humano pode desenvolver, com paciência e autorrespeito, sua autoestima. Para isso é essencial que a pessoa identifique o que gosta e o que não gosta em si mesmo e que, sabendo disso, aprenda a se respeitar e se desenvolver da melhor forma possível.

No campo profissional, é mais do que necessário que o trabalhador seja assertivo. Para quem já trabalha, a melhor forma de afirmar quem você é e no que você é bom é demonstrar isso com atitudes e segurança. Nesse percurso, só é preciso tomar cuidado para não soar convencido ou arrogante. Tão importante quanto reconhecer seus pontos positivos é lidar com suas fraquezas – admitindo-as, não temendo pedir ajuda quando necessário e, sempre que possível, buscando melhorá-las.

Para quem não está empregado no momento, a dica também é válida. Por mais que a situação de desemprego conceda a alguns um certo desânimo, vale lembrar que é muito importante acreditar em si mesmo. Quem já participou de entrevistas coletivas de emprego sabe que os candidatos que se dão melhor são aqueles que reconhecem suas fraquezas e focam em suas qualidades. No fim das contas, trabalhar e desenvolver a autoestima é algo que beneficia todos os setores de sua vida.

… E você, já parou para pensar como anda a sua autoestima?

por: Thiago Dantas.


A Manager Online disponibiliza todos os dias cerca de seis mil vagas de emprego. Já cadastrou seu currículo?

You may also like...