Um novo ano começou

… E finalmente, chegamos a 2013!

Sempre que um novo ano começa é comum ver as pessoas celebrando, sonhando e desejando coisas melhores. Todavia, é notável também que a grande maioria não consegue colocar em prática tudo o que esperam. É como se esse sentimento de que tudo será possível acabasse ou se desgastasse com o passar do tempo, reduzindo a maioria das vontades a apenas simples promessas.

Isso acontece, principalmente, por causa da ausência de planejamento em relação ao futuro. O hábito de procrastinar e não estabelecer metas e prazos plausíveis faz com que nos sintamos incapazes de ir além e superar nossos limites. A rotina acaba sendo cômoda e o medo de avançar perante o desconhecido faz com que fiquemos inertes.

Para fazer as coisas fluam é necessário, antes de tudo, saber o que se quer fazer e pensar, detalhadamente, em como alcançar seus objetivos. Se a primeira vista isso parece óbvio, quando pensamos um pouco mais a esse respeito percebemos que muitos projetos não vão para frente justamente por não ter esse alicerce bem definido.

Falando sobre vida profissional, é válido dizer que se você tenciona mudar de emprego é necessário pensar em sua situação social, familiar e econômica e também em quanto tempo você poderá dedicar diariamente a essa atividade. Uma solução interessante para quem não tem muito tempo e quer procurar trabalho (mesmo estando empregado) é cadastrar seu currículo na Manager Online. Com apenas alguns cliques você poderá buscar vagas e enviar seu currículo diretamente para as empresas que as anunciaram. Nesse aspecto, nunca é demais lembrar que o melhor momento para buscar trabalho é aquele em que ainda se está trabalhando.

Caso seu objetivo seja ser promovido, realizar cursos de especialização ou mesmo investir no aprendizado de uma nova língua, reflita a respeito de sua condição fazendo perguntas a si mesmo (se é possível crescer em seu atual trabalho, se você terá disposição e tempo para se dedicar as atividades que se propõe e, essencialmente, como encaixar seus desejos em sua realidade. Colocar seus planos no papel também pode ser benéfico, uma vez que ideias escritas tendem a ser melhores compreendidas e exploradas.

Tão importante quanto se planejar é manter vivo durante o ano o desejo de superar suas limitações e fazer acontecer, de fato, o que se quer. Não se deixar desanimar com possíveis imprevistos ou com eventuais dificuldades é uma tarefa difícil, porém necessária. Mantenha sua atenção voltada a seu foco, planeje, execute e colha seus frutos.

No final do ano você poderá dizer, com toda a certeza, que esse ano novo (que em dezembro já não será tão novo assim) foi um ano, de fato, feliz.

Feliz 2013!

por: Thiago Dantas.

You may also like...