8 de março: Dia Internacional da Mulher

Hoje é um dia muito importante. Um dia que simboliza lutas, batalhas e vitórias. Um dia que tem como missão servir de inspiração não para um grupo, mas para toda uma sociedade.

A importância da mulher dentro da sociedade e, especificamente, no mercado mercado de trabalho tem sido notável. Com muita garra e perseverança as mulheres mudaram o mundo e se impuseram a fim de mostrar que eram tão capazes quanto os homens ao executar tarefas. Porque eram, porque são.

Mesmo assim, mesmo depois de tanto tempo e de tantas revoluções ainda há desigualdades. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, a diferença de ganhos entre mulheres e homens que executam a mesma função é, em média, de 14,03%. Um dado curioso é que o salário médio de admissão para mulheres é de R$ 917,87 contra R$ 1.067,66 para homens.

Vale lembrar que as diferenças e desigualdades transcendem a questão financeira. Há cerca de dois anos a revista Marie Claire inglesa, em parceria com a organização Everywoman, trouxe à tona uma discussão há muito é pautada: a discriminação da mulher no mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento, que foi elaborado tendo como base a opinião de quase 3 mil mulheres entre 18 e 55 anos, a discriminação ainda existe: 46% das entrevistadas afirmaram já terem sido vítimas de sexismo. O alarmante número denota o despreparo da sociedade contemporânea em lidar com a (nem tão) nova posição da mulher no mundo moderno. Até que todos entendam que mulheres merecem que seus direitos sejam respeitados ainda haverá lutas.

A Manager Online parabeniza a todas as mulheres por seu dia. Nossa intenção é que fazendo nossa parte possamos contribuir para um mundo com mais respeito, integridade e igualdade de direitos.

 

por: Thiago Dantas.

You may also like...