21 de Setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência

21 de Setembro - Dia Nacional da Luta do Deficiente - Entenda como o mercado lida com portadores de deficiencia

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência.

De acordo com o livro Retratos da Deficiência no Brasil, lançado em 2003, há aproximadamente 25 milhões de pessoas portadoras de deficiência em nosso país.

A impressionante soma, que deveria servir como um alerta para que a sociedade criasse políticas igualitárias de inclusão, é na verdade só mais uma triste estatística.

Além de enfrentar problemas de acessibilidade e preconceitos, o portador de deficiência encontra mais dificuldade do que uma pessoa que se denomina como normal para buscar empregos.

Mesmo com a lei de cotas, criada em 1991, que estabelece que empresas com mais de 100 funcionários devem constituir seu quadro com pelo menos 2% de deficientes, algumas empresas ainda enfrentam resistência em contratar portadores com deficiência. O motivo alegado pela maioria delas é a falta de qualificação. Especialistas afirmam que independente da condição física da pessoa investir em cursos e se aprimorar profissionalmente é algo vital para o sucesso profissional.

Um fator interessante e animador em meio ao caótico cenário é que a média salarial dos deficientes é de R$1.670,00 – quantia superior à média de rendimentos das pessoas que se denominam normais, que é de R$1.595,00, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2009, divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Mesmo com o fato salário sendo na maioria dos casos satisfatórios, a luta por uma sociedade mais acolhedora e igualitária deve continuar pois transcende a questão trabalhista. Nós, da Manager Online, esperamos que a data de hoje propicie uma reflexão e que a mudança de postura das pessoas ganhe forma e força.

Para localizar vagas especiais para portadores de deficiências, clique aqui. Encontre mais vagas de empregos aqui.


por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta