Seguindo a tendência de contratação dos últimos anos, as micro e pequenas empresas deverão ser responsáveis pela criação de cerca de 80% das vagas no Brasil em 2010. Tanto otimismo pode ser justificado: de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ano passado, as micro empresas (aquelas que possuem até 19 profissionais) criaram mais de um milhão de empregos e nos primeiros 8 meses deste ano já superam a marca de um milhão de postos de trabalho.
No acumulado do ano, os pequenos negócios contrataram 1.343.479 empregos com carteira assinada – mais do que o dobro dos 611.061 dos gerados pelas médias e grandes empresas.
Os principais destaques na abertura de postos de trabalho são o setor de serviços, que deve fechar o ano com a criação de 700 mil empregos, a construção civil, com mais de 400 mil vagas e a indústria da transformação, com cerca de 350 mil contratados.
Normalmente, aquele que trabalha em uma micro ou pequena empresa exerce mais de uma função – tendo com isso uma melhor visão dos processos como um todo. Além disso, há outras grandes vantagens, como por exemplo ter um contato mais direto com outras áreas da empresa e também ter a chance de aumentar a visibilidade perante o gestor responsável.
Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a cerca de 5 mil novas vagas todos os dias!
por: Thiago Dantas.