Há algum tempo possuir um curso superior no currículo era o bastante para se destacar perante outros candidatos na disputa por empregos. A competitividade do mercado de trabalho atual somada a necessidade de mão de obra especializada fizeram com que as empresas buscassem no profissional muito mais que apenas um diploma.
Hoje em dia, conhecimentos complementares ao curso e características pessoais são tão importantes quanto a formação acadêmica.
Mas o que as empresas esperam de um profissional?
Comprometimento, capricho, preocupação com o trabalho e esmero são princípios vitais para quem quer conquistar seu espaço dentro das empresas. Mas as qualidades para o bom relacionamento ultrapassam estes conceitos. É importante que o profissional desenvolva sua inteligência emocional, interagindo com todos a sua volta e trabalhando de forma integrada com sua equipe. Manter-se centrado e conseguir se portar com tranquilidade, mesmo diante dos problemas, faz com que o profissional tenha uma melhor visibilidade perante seus gestores e clientes.
Além de desenvolver as características pessoais, é importante que o profissional busque evoluir habilidades que possam contribuir com seu trabalho.
Familiaridade com informática e idiomas, principalmente o inglês, é praticamente obrigatório. Preocupar-se em compartilhar experiências e ter iniciativa e proatividade agregam valor não só para o trabalhador mas para a equipe e clientes como um todo.
Respondendo a pergunta lançada no meio do texto, de maneira sucinta, pode-se dizer que, as empresas esperam que o profissional seja, além de profissional, uma pessoa apta a lidar com mudanças, imprevistos e, mais do que tudo, com outras pessoas.
E você, já se enquadra nesse novo tipo de perfil?
Sejam quais forem suas qualidades, cadastre seu currículo na Manager e encontre a vaga perfeita para você!
por: Thiago Dantas.