Hoje é dia do Fisioterapeuta!

Dia do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um dos profissionais que mais tem se destacado no mercado de trabalho. Altamente requisitado, ele é responsável pelo desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente – lidando diretamente com lesões, vícios de postura e até má-formação genética; o profissional também tem como missão prevenir eventuais problemas físicos.

Pode-se dizer que a fisioterapia se divide em 2 segmentos: a fisioterapia de reintegração que visa reintegrar uma pessoa à sociedade (cabe ao fisioterapeuta estimular o potencial neurológico do paciente que perdeu algum membro ou teve a área neurológica afetada) e a fisioterapia curativa que tem como objetivo devolver a vitalidade, movimentos e força dos músculos perdidos em decorrência a lesões graves.

Dentre as possíveis áreas de atuação, o fisioterapeuta pode escolher onde quer atuar. As opções vão desde clínicas, hospitais, centros de reabilitação e ambulatórios, saúde coletiva até trabalhar com esportistas, educação e pesquisa. Os profissionais também podem se especializar em atividades terapêuticas específicas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.

Para quem pensa em ingressar  na área, o curso superior em Fisioterapia dura de 4 a 5 anos e engloba as disciplinas de Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Histologia, Embriologia, Fisioterapia, Metodologia, Prática Desportiva, Psicologia, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia, Patologia, Primeiros Socorros, Saúde Pública, Cinesiologia e Cinesioterapia.

Para quem já é da área e deseja buscar vagas de empregos basta clicar aqui.

Parabéns a todos os fisioterapeutas por seu dia!

por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta