A Geração Y e o Mercado de Trabalho

Geração Y e o Mercado de Trabalho

O mundo está mudando.

Antigamente o emprego dos sonhos era aquele que, basicamente, oferecia estabilidade. Não era incomum que jovens recém-saídos da adolescência entrassem em uma empresa e ficassem por lá até sua aposentadoria, gostando ou não das funções desempenhadas.

Hoje em dia, diferente do que acontecia até alguns anos atrás, a grande aspiração dos jovens que entram no mercado de trabalho é a realização pessoal – pelo menos é isso que 96% das pessoas nascidas entre 1980 e 1993 que responderam a pesquisa sobre trabalho da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) disseram.

A chamada Geração Y – que engloba os nascidos entre 1978 e 1993 – partilha muito mais que a vontade coletiva de realização ( de acordo com um estudo realizado pela consultoria estadunidense Rainmaker Thinking, 56% dos profissionais da Geração Y querem ser promovidos num prazo máximo de 1 ano!): esses jovens dividem também certas características nem tão afáveis: impacientes, eles não lidam bem com hierarquia, necessitam constantemente de reconhecimento e são extremamente voláteis no que se refere a permanência em seus empregos – há casos registrados de pessoas que não conseguem ficar mais de 3 meses num único emprego. Em contra partida, eles possuem também algumas características que são imprescindíveis nos dias de hoje para o bom funcionamento das organizações; tais como se adaptar facilmente a mudanças, absorver conhecimento de forma natural, possuir uma boa comunicação, saber atuar em rede, serem práticos e lidar com novas mídias.

Essa postura mais ativa dos novos profissionais indica, como já mencionado acima, uma constante necessidade de crescer. Quem ganha com isso são as empresas, que absorvem profissionais que realmente se envolvem com o que fazem – segundo pesquisa da FIA 99% só se mantém envolvidos com o que gostam – e os próprios trabalhadores que se sentem mais realizados profissional e pessoalmente.

por: Thiago Dantas.


Encontre na Manager Online o emprego perfeito para você! Cadastre seu currículo por 7 dias grátis e tenha acesso a milhares de vagas de empregos!

You may also like...

Deixe uma resposta