Mercado de trabalho favorável para as áreas contábil, fiscal e financeira

Contabilidade: setor absorve cada vez mais profissionais

Quando a economia prospera o consumo é estimulado e novos empregos são gerados. É com base nessa lógica, aparentemente simples, que iremos demonstrar o porquê das áreas contábil, fiscal e financeira estarem superaquecidas nesse início de 2011.

O desenvolvimento do mercado de capitais aumenta a demanda de profissionais especializados nas áreas citadas acima. Quando as empresas abrem capital na bolsa de valores, por intermédio de IPOs (Oferta Pública Inicial) e aumentam a base de investimentos estrangeiros, elas necessitam atender as exigências dos órgãos reguladores e dos acionistas, necessidades estas que por serem mais “globais” impõe a necessidade de uma maior quantidade de profissionais.

Outro fator que motiva a contratação é que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central (BC) determinaram em 2010 que todas os bancos e empresas de capital aberto devem publicar balanços consolidados de acordo com os Padrões Internacionais de Relatório Financeiro (International Financial Reporting Standards – IFRS). Todas essas especificações demonstram que o mercado não só está apto para absorver uma grande gama de profissionais como também necessita que as pessoas estejam atualizadas e bem qualificadas. Recomenda-se que além da graduação em contabilidade o candidato se mantenha atualizado realizando cursos de extensão em gestão e finanças, participe de seminários e fóruns de discussões sobre as novas regras contábeis.

De acordo com especialistas, o número de contratações aumentam ano a ano, principalmente em empresas de contabilidade e auditoria – embora empresas de todas as áreas e setores também abram postos de trabalho, visto que em decorrência aos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos as empresas envolvidas nas áreas de infraestrutura, logística, construção civil, transporte, turismo, entretenimento, urbanismo e todo o setor de serviços certamente também precisarão de mais funcionários para auxiliar nas questões financeiras e tributárias.

Verifique aqui milhares de vagas na área contábil.

Caso não seja cadastrado ainda na Manager Online, clique aqui e inclua seu currículo por 7 dias grátis.


por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta