O Carnaval e o Emprego

O Brasil é conhecido mundialmente por suas festas de Carnaval. As imagens das passistas sambando na avenida, o som forte da bateria e a arquitetura épica dos sofisticados carros alegóricos fazem sucesso mundo afora e ajudam a vender aos turistas a imagem de que o Brasil é o país da alegria.

O que nem todo mundo sabe é que o Carnaval trás consigo, além de muito confete e serpentina, a possibilidade real de movimentar a economia e gerar empregos. Ano passado, as escolas de samba de São Paulo investiram cerca de R$36,8 milhões de reais, enquanto os turistas, que vieram para a cidade especialmente para assistir os desfiles, deixaram na cidade cerca de R$51 milhões de reais. O fluxo de pessoas e de serviços é tão dinâmico que fica impossível medir com precisão quantas pessoas são contratadas para suprir a demanda indireta do carnaval no setor de serviços, no comércio, nos hotéis e em atividades relacionadas ao turismo.

Diretamente, no entanto, os números chamam a atenção: em 2010 foram gerados 4,3 mil empregos no Carnaval Paulista. Em estudo realizado pelo Censo do Samba e divulgado pela SPTuris, foi constatado que cada agremiação – são 95 no total – emprega em média 173 pessoas.

Aproveite o momento de festa e inclua seu currículo na Manager Online. As chances de você comemorar o Carnaval junto a seu novo emprego aumentarão consideravelmente.


por: Thiago Dantas.

You may also like...

Deixe uma resposta