Região Nordeste obtém maior crescimento de emprego formal do Brasil

Fortaleza possui a maior concentração de empregos da Região

Tendo como base as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), o Instituto de Pesquisa Economica e Aplicada (Ipea) formulou o documento “Características da formalização do mercado de trabalho brasileiro entre 2001 e 2009”. O estudo, que traça um panorama detalhado sobre a empregabilidade no Brasil, aponta dados bastante curiosos.

Conforme a pesquisa, divulgada no último dia 2 de maio, a região Nordeste foi a que mais ampliou a participação em empregos formais na última década, crescendo de 23,26% em 2001 para 29,62% em 2009.

De acordo com Inácio Bessa, o homem por trás do levantamento, as principais cidades do Nordeste que concentram vagas são Fortaleza, Salvador e Recife. Elas juntas correspondem a 63% de todas as vagas formais abertas entre 2005 e 2010. Bessa destaca ainda que Fortaleza merece atenção especial. Segundo ele, a capital cearense responde sozinha por 77,67% de tudo que é gerado por serviços.

O aquecimento do mercado de trabalho no Nordeste parece que só tende a esquentar. Para o especialista, a tendência é de que os números se mantenham elevados pelo menos até a Copa de 2014. Não por acaso, a área que mais contrata é a da Construção Civil com 63% das vagas.

Cadastre seu currículo na Manager Online e encontre ótimas oportunidades de empregos!

You may also like...

Deixe uma resposta