17 de maio: Dia Mundial de Combate à Hipertensão

Apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das 10 principais causas de morte no mundo, a Hipertensão, também chamada de pressão alta, está diretamente relacionada a má alimentação, stress, obesidade e sedentarismo. Os índices são tão alarmantes que a OMS instaurou o dia de hoje como o Dia Mundial de Combate à Hipertensão.

A doença, que é caracterizada quando a pressão é superior a 14 por 9 (140/90 mmhg), é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, no entanto também atinge crianças e jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil há cerca de 17 milhões de brasileiros hipertensos. A maneira mais eficaz de identificar a doença é medir a pressão a cada seis meses.

Por enquanto, a melhor medida contra a hipertensão continua sendo a prevenção. Praticar exercícios físicos, evitar temperos industrializados e ter uma alimentação balanceada são cuidados simples que contribuem para uma vida mais sadia. Graças ao trabalho de médicos, enfermeiros, personal trainers e nutricionistas, quem sofre de pressão alta pode levar uma vida normal, bastando apenas tomar alguns cuidados específicos com a alimentação e seu corpo.

A Manager Online aproveita essa data para alertar a todos da importância que se deve dar para o assunto e também para parabenizar a todos os profissionais que se esforçam para evitar, identificar e controlar a hipertensão.


por: Thiago Dantas.


Procurando emprego? Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a milhares de vagas todos os dias!

 

You may also like...