19 de maio: Dia do Advogado

19 de maio: Dia do Advogado

É comemorado hoje em todo o Brasil o Dia do Advogado. Embora oficialmente também se comemore o Dia do Advogado em 11 de agosto, em referência a criação da primeira Faculdade de Direito de São Paulo em 1928, os profissionais também são homenageados hoje em virtude do Dia de Santo Ivo – um homem que ficou conhecido por lutar pelos direitos civis e canônicos daqueles que não podiam pagar honorários aos advogados da época.

A data evoca a reflexão do papel do advogado na sociedade contemporânea e a importância de sua contribuição para o bem comum. Encabidos de levar a justiça aos cidadãos, os profissionais graduados em direito podem atuar em duas frentes: na área jurídica; prestando concursos públicos e exercendo cargos como o de delegado, procurador, promotor de justiça ou na área de advocacia; defendendo os interesses particulares de seus clientes.

Dividindo o campo de trabalho em três segmentos específicos (civil, trabalhista e criminal), os advogados são qualificados para orientar e intervir em casos em que se vê necessário conhecer e interpretar a lei. De acordo com o artigo 133 da Constituição, “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. E é por essa honradez e essa busca constante por justiça que parabenizamos hoje todos os advogados do Brasil.

por: Thiago Dantas.


A Manager Online é um dos principais sites de emprego do país e cadastra cerca de 6 mil novas vagas todos os dias. Cadastre seu currículo e encontre o emprego perfeito para você!

You may also like...