Salário médio de admissão cresce 3,04%

Ano passado, nesse mesmo período, quando um funcionário era admitido em uma empresa, seu salário inicial era de R$874,14. Hoje, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, o salário médio do trabalhador brasileiro é de R$900,70 – o que representa um incremento real, já descontando a inflação do período, de 3,04%

Os três Estados que apresentaram maior índice de crescimento nos salários médios de admissão real pagos no primeiro semestre desse ano foram Paraná (6,55%), Pernambuco (5,27%) e Amapá (4,12%). Os que apontaram redução foram os Estados de Sergipe (-3,64%), Piauí (-2,97%) e Roraima (-1,36).

Um ponto interessante revelado pela pesquisa é que ainda há diferença entre os salários pagos a homens e mulheres: enquanto o crescimento médio real do salário de admissão pago para o homem cresceu 3,88% no período, o salário de admissão das mulheres cresceu apenas 1,93%. Para Carlos Lupi, Ministro do Trabalho, isso pode ser caracterizado como discriminação:

“Apesar de ter mais mulher com nível superior do que homem no mercado de trabalho, elas ganham menos que eles. Isso é discriminação. É mais barato contratar mulher do que homem.”

por: Thiago Dantas.


Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a ótimas oportunidades de emprego! Faça uma busca de vagas gratuitamente clicando aqui.

You may also like...