27 de Julho – Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Há quase 40 anos atrás o Brasil vivia um período bastante crítico no que tangia à segurança dos trabalhadores: o número de acidentes de trabalho era tão alto que o Banco Mundial ameaçou retirar todos os empréstimos concedidos caso as coisas permanecessem como estavam.

Diante disso, em 1971, o então ministro do trabalho Júlio Barata publicou as portarias 3.236 e 3.237 para regulamentar a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho – atualizando assim o artigo 164 da CLT. A partir de então o dia 27 de julho foi tido como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

A data tem como objetivo propor reflexões que estimulem o debate a fim de que diminuam cada vez is acidentes de trabalho, levanta temas importantes como o uso de acessórios de proteção para serviços que possam trazer algum e também prevenção de doenças ocupacionais como o D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e L.E.R. (Lesões Por Esforços Repetitivos), as vantagens de ginásticas laborais e também a qualidade de vida do trabalhador.

Qualidade esta que está intrinsecamente ligada ao bom desempenho das empresas, corporações e instituições, uma vez que uma empresa consciente da importância do bem estar de seus funcionários se sobressai financeiramente a outras, evitando gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde caros que poderiam ser evitados com medidas de prevenção adequadas.

Por essas e outras, algumas empresas – dependendo da quantidade de funcionários e do ramo de atuação – podem ser obrigadas a contratar técnicos, médicos, engenheiros, enfermeiros e auxiliares de enfermagem especializados em Segurança do Trabalho.

A Manager Online parabeniza todos os profissionais que contribuem, direta ou indiretamente, para que haja mais segurança no trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

por: Thiago Dantas.


Veja aqui vagas de emprego relacionadas a Segurança de Trabalho.

You may also like...