Vez ou outra surgem alguns estudos que são, no mínimo, “curiosos”.
A última pesquisa a fazer parte desse seleto grupo foi uma encomendada pelo Instituto Insper que declarava que mulheres casadas ganham cerca de 20% a mais do que mulheres solteiras.
Tendo como base dados do Censo de 2000, constataram que enquanto a renda média anual das mulheres casadas é de 6,5 mil reais, as solteiras ganham apenas 5,4 mil reais. Isso significa que há uma diferença de 19,8% na renda entre os dois grupos de mulheres.
À primeira vista tais resultados parecem absurdos, mas, quando observados mais de perto, eles fazem até que bastante sentido. Para Regina Madalozzo, a pesquisadora por trás do estudo, os patrões encaram o fator casamento de suas funcionárias como um “indicativo de que são (profissionais) mais responsáveis”. Outra hipótese levantada é que a mulher casada se sente mais segura por ter uma renda familiar conjunta – e isso faz com que ela invista mais tempo procurando empregos que paguem mais. Nas palavras de Madalozzo, “é possível que as solteiras se submetam com maior facilidade a salários mais baixos”.
Independentemente dos resultados, sabe-se que nenhuma empresa determina, de fato, o valor do salário de suas contratadas tendo como base seu estado civil.
Mesmo assim, o resultado não deixa de ser… interessante, não é mesmo?
por: Thiago Dantas.
Seja solteira ou casada, faça uma busca de vagas na Manager Online e encontre o emprego perfeito para você!