Grandes museus do mundo

Em todo o mundo, comemora-se hoje, dia 18 de maio, o Dia Mundial dos Museus. A data, que visa exaltar a importância cultural, social e arquitetônica desses templos, foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) em 1977 e é tida, desde então, como um dia festivo e rico.

Em essência, os museus são grandes espaços destinados a preservação da cultura e história. Exibindo obras de acordo com temáticas, relevância artística e valor histórico, essas construções festejam a evolução dos homens em seu lugar no tempo e propõem uma reflexão a cerca de nosso papel na história. Além de sua importância supracitada, os museus também funcionam como polos geradores de empregos, uma vez que para seu completo funcionamento é necessário equipes de limpeza, museólogos, restauradores, bilheteiros, seguranças e guias.

Para comemorar a data, nós, da Manager Online, listamos abaixo alguns museus famosos:

Museu do Louvre

Localizado em Paris, França, o Museu do Louvre se tornou um dos símbolos mais famosos da Cidade Luz. Criado em 1793, o Louvre foi um dos primeiros museus da história da humanidade. Grandioso e belo, ele conta com uma pirâmide imponente em sua entrada e, em seu interior, com algumas das obras de arte mais conhecidas do mundo – como por exemplo a emblemática Mona Lisa.

British Museum

Mais antigo que o Museu do Louvre, o British Museum, fundado em 1753, arca com heróico título de primeiro museu público do mundo. Localizado em Londres, o Britsh Museum possui em seu acervo mais de oito milhões de peças – que remem a cultura de todos os continentes do globo.

Masp

Tido como um verdadeiro cartão postal da cidade de São Paulo, o Masp funciona desde 1947 tanto como ponto turístico como também como reduto de artistas consagrados. Lá, é possível ver verdadeiras raridades de Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Di Cavalcantti. Além das obras, o museu é famoso no mundo todo por sua arquitetura atípica e maravilhosa – assinada por Oscar Neymaier.

American Museum of Natural History

Sabe o filme “Uma Noite No Museu”? Então. Ele se passa dentro do American Museum of Natural History. Localizado em Manhattan, o museu é composto por vinte e cinco prédios interligados e é tido como um dos mais interessantes, bonitos e criativos de todo o mundo. Nele estão expostos cerca de 150 milhões de espécimes, meteoros, minerais e fósseis que mostram a evolução biológica humana.

Museu do Prado

O mais bonito e importante museu da Espanha está localizado em Madri, sua capital. Tendo mais de 220 peças de esculturas da Antiguidade Clássica, o Museu do Prado é reconhecido em todo o mundo por sua impotente fachada e também por contar com obras de artistas como Esteban Murillo, Velázquez, Goya e José de Ribeira.

por: Thiago Dantas.


Procurando emprego? Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a milhares de vagas!

You may also like...