Empregos verdes

Não é de hoje que termos como consciência ambiental, meio ambiente e desenvolvimento sustentável deixaram de ser apenas conceitos e tornaram-se realidade. A cada dia cresce o número de pessoas que abraçam causas verdes tendo como meta uma vida com mais qualidade e um futuro sem escassez de recursos. Grandes e pequenas empresas também aderiram essas ideias para, além de garantir um futuro melhor para a sociedade, se aproximarem de seus consumidores.

Como resultado, temos uma identificação entre o público e a marca e, mais do que qualquer outra coisa, reflexos reais em nosso dia a dia. Campanhas de reciclagem e preservação são os exemplos mais comuns de ações benéficas e tangíveis. No entanto, há muitas outras campanhas em curso relacionadas a pesquisa de energias renováveis, construção civil, turismo e muitas outras áreas.

Responsáveis por idealizá-las e implementá-las, os profissionais especializados em Meio Ambiente são cada vez mais requisitados por empresas. Nos EUA estima-se que cerca de três milhões de pessoas estejam trabalhando diretamente com produtos e serviços relacionados ao meio ambiente, ao passo que na União Europeia o número é ainda maior, chegando a 14,6 milhões de empregos focados na proteção da biodiversidade e recuperação dos recursos naturais e florestas. No Brasil 7% de todos os empregos formais (cerca de três milhões de vagas) tem relação direta com iniciativas sustentáveis – sendo subdivido em três grandes grupos: reciclagem, reflorestamento e construções.

Se hoje os números são animadores, o prognóstico é de que a A prospecção é de que o mercado abra entre 15 e 60 milhões de empregos verdes nos próximos vinte anos. Os setores mais promissores são os de reciclagem e de biocombustíveis. Vale lembrar que o crescimento de empregos verdes abrange não só graduados, biólogos, técnicos  e especialistas; como também profissionais de nível operacional, como por exemplo os catadores.

por: Thiago Dantas.


Procurando empregos verdes? Veja na Manager Online vagas relacionadas ao meio-ambiente!

You may also like...