Mitos e verdades sobre doação de sangue

Doar sangue é doar vida.  E ter a consciência disso, de que um gesto simples pode salvar vidas (uma mesma doação de sangue pode ajudar três pessoas diferentes!), é algo não só bonito como também admirável. Por essa razão, em todo o mundo, comemora-se hoje, dia 14 de junho, o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Nessa data, hospitais e hemocentros conduzem campanhas para lembrar a população, de forma geral, da importância do ato de doar. A Manager Online apoia essa iniciativa e reitera que as doações de sangue podem ser feitas todos os dias, por qualquer pessoa com mais de 50kg, desde que se tenha idade compreendida entre 16 e 67 anos e que não tenha ingerido bebida alcoólica, fumado ou feito exercícios físicos nas duras horas que antecedem a doação.

Mesmo sendo um processo extremamente simples e rápido (todo o processo dura em média quarenta minutos!), muita gente ainda resiste a ideia de doar sangue. Pensando nisso, levantamos alguns dos mitos a cerca das doações para esclarecer, de uma vez por todas, o que é mito e o que é verdade.

Doar sangue emagrece?
Não, não emagrece. Aliás, doar sangue não engorda e nem emagrece. Vale dizer que até quem estiver de dieta pode doar, visto que não altera em nada o seu estado de saúde.

É perigoso pegar alguma doença doando sangue?
De modo algum! Todos os instrumentos utilizados na doação são descartáveis, eliminando qualquer risco da transmissão de doenças.

Ouvi dizer que doar sangue “afina” o sangue…
Mito! Doar sangue não afina e muito menos engrossa o sangue. Tudo continuará exatamente como é. Doar sangue não vicia e nem altera seu organismo. Se desejar, você pode doar apenas uma única vez em sua vida sem a obrigatoriedade de fazer isso sempre…

Sou mulher. Posso doar sangue quando durante o período menstrual?
Sim, você pode.

Posso doar sangue de quanto em quanto tempo?
O corpo humano leva apenas 24 horas após a doação para repor o volume de sangue doado. No entanto, é preciso aguardar um período maior de tempo para fazer uma nova doação. De acordo com o Fundação Pro Sangue, mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois.

Se você se interessou em doar sangue, acesse o site do HemoRio e do PróSangue e saiba onde se dirigir.

Caso você não more nem em São Paulo e nem no Rio de Janeiro, vá até o posto mais próximo de sua residência para receber instruções detalhadas. Como já dito, o processo de doação dura em média 40 minutos e é indolor. Faça sua parte!

por: Thiago Dantas.

You may also like...