A indústria da Pizza

Sites de notícias do Brasil inteiro referenciam a data de hoje, 10/07/2012, como o Dia da Pizza. Estabelecido na cidade de São Paulo em 1985, o Dia da Pizza foi criada por Caio Luís de Carvalho, então secretário de turismo, para promover um concurso que elegeria as dez melhores receitas de pizza com mussarela e margherita.

O evento, como não poderia deixar de ser, foi um sucesso e serviu, de certa forma, para consolidar a fama que a cidade tinha de ter a melhor pizza do país.

Juízo de valor à parte, o fato é que o Estado de São Paulo consome, de acordo com pesquisa realizada pela ECD Food Service, 53% de todas as pizzas produzidas no país. Isso significa que, na prática, das 1,5 milhão de unidades de pizzas consumidas diariamente no Brasil 800 mil delas são compradas em São Paulo. O gosto do paulista por pizza explica a altíssima quantidade de pizzarias que cresce a cada dia: só na cidade de São Paulo há 5 mil estabelecimentos, enquanto que no Estado o número sobe para 12 mil.

Ao que parece, a pizza merece mesmo ter um dia só dela. Movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano, a “indústria da pizza” gera, além de deliciosas iguarias, empregos. Em média um pequeno restaurante chega a ter em seu quadro de funcionários cinco profissionais, entre cozinheiros, pizzaiolos, gerentes, recepcionistas, entregadores, garçons e garçonetes.

por: Thiago Dantas.


Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a ótimas oportunidades de empregos!

You may also like...