Você fala tudo o que pensa?

Já pensou se você pudesse dizer tudo o que você pensa para seu chefe? Tom Williams, fundador da empresa Happiily, já.

Com o intento de criar um canal onde os funcionários pudessem falar abertamente sobre tudo o que lhes passasse pela cabeça sem sofrer represálias, Tom lançou nessa semana o site Tellyourbossanything.com (algo como “Digaqualquercoisaseuchefe.com”). Por meio dele, os profissionais podem enviar mensagens anônimas a seus superiores e escancarar o que realmente pensam.

Por mais que o anonimato possa passar uma certa sensação de permissividade, a política do site deixa claro que se a pessoa for maldosa ela vai “sofrer as consequências”. Isso porque se o chefe achar que o usuário está abusando, ele pode pedir ao site que identifique o remetente.

Segundo Tom, os primeiros feedbacks foram bastante positivos. Ao contrário do que se poderia imaginar, os usuários do site fizeram críticas construtivas em vez de meras reclamações.

Todo o conceito do Tellyourbossanything.com se baseia nas famosas avaliações 360º – que consistem, basicamente, em análises sistemáticas do desempenho do profissional sobre as atividades que realiza e a gestão de seu setor – com a diferença que, nas avaliações 360º, não há garantia de anonimato, o que ocasiona receio de se responder tudo com sinceridade.

O método de Tom ainda parece “verde”, todavia cabe a reflexão do quão eficaz pode ser uma ferramenta assim. A única certeza, por enquanto, é que o diálogo continua sendo a melhor resposta.

por: Thiago Dantas.


Cadastre seu currículo na Manager Online e tenha acesso a ótimas vagas de empregos!

You may also like...