Carreira: O Profissional de Midias Sociais

Algumas das carreiras mais promissoras e efervescentes da atualidade são relacionadas diretamente a mídias sociais. Se até pouco tempo atrás trabalhar com redes sociais era algo inimaginável para a grande maioria das pessoas, hoje em dia cada vez mais profissionais tencionam entrar nessa área.

Motivados pela grande oferta de oportunidades para assistentes e analistas, trabalhadores dos mais distintos setores pleitam exercer essa atividade que, não é exagero dizer, já se tornou essencial.

Uma pesquisa realizada pelo professor Tarcízio Silva entrevistou 182 trabalhadores entre os dias 5 e 22 de junho de 2012 e traçou, de um jeito bastante pontual, o perfil desse “novo” tipo de profissional.

Representado em sua maioria por mulheres (52,4%), o profissional de monitoramento de mídias sociais no Brasil é estudante de graduação (19,7%), graduado (41,5%) ou possui especialização/MBA (33,9%). Entre os estudantes e graduados, 34,5% declaram estudar/terem estudado Publicidade e Propaganda; 26,5% Jornalismo, 6,8% Relações Públicas e 5,1% Administração; enquanto os pós-graduados fizeram suas especializações em Marketing Digital (20,8%), Marketing (15,5%) e Mídias Digitais/Novas Mídias (7,8%).

Absorvidos principalmente por empresas privadas (25,8%) e agências digitais (25,3%), 58,3% dos entrevistados disseram que ganham salários que variam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, enquanto lidam questões como análise de imagem e reputação, SAC e relacionamento, estudos de otimização de conteúdo, pesquisa e planejamento e análises comparativas com os concorrentes.

A crescente expansão das vagas pode ser explicada de uma maneira bastante simples: uma vez que 84% dos brasileiros usam redes sociais por razões pessoais, é natural que as empresas tentem se aproximar de seu público-alvo fazendo uso das mesmas ferramentas.

No fim das contas, todos se beneficiam com isso: as empresas, por poderem falar com seu público sem intermediários; as pessoas, por sanarem suas dúvidas de um jeito rápido e eficiente; e os profissionais de comunicação, que acabam tendo mais uma opção de carreira.

por: Thiago Dantas.


Veja aqui vagas de empregos relacionadas a monitoramento de mídias sociais.

You may also like...