Archives of Internal Medicine, um respeitável periódico médico estadunidense, publicou nos últimos dias uma pesquisa que revelava curiosa. Segundo eles, perder o emprego após os cinquenta anos aumenta consideravelmente o risco de uma pessoa sofrer um infarto.
Para chegar a tal conclusão os pesquisadores entrevistaram, com um intervalo de dois anos, 13.451 indivíduos com idade entre 51 e 75 anos entre 1992 e 2010. Nesse período ocorreram mil infartos. Eles notaram que entre os que perderam o emprego houve um risco de infartar 35% maior em relação aos que continuaram empregados. Perceberam que o risco se torna ainda mais acentuado caso a pessoa perca o emprego mais de uma vez – podendo chegar até 63% se o profissional for demitido de quatro atividades.
Para Linda George, uma das autoras do estudo, o desemprego é tão impactante que ele se assemelha a outros fatores de risco, como tabagismo e obesidade. Marcos Knobel, cardiologista do Hospital Albert Einstein, corrobora o que Linda diz e fala que o desemprego é o principal fator estressante – principalmente entre executivos acima dos cinquenta anos.
por: Thiago Dantas.
Procurando emprego? Fique tranquilo, na Manager tem! Veja vagas aqui.